Nosso Trabalho

REPORTAGEM

TV Globo

PROJETO SOCIAL

Maré de Capoeira

O projeto social Maré de Capoeira surge da minha experiência de vida, nascido e criado nas ruas e vielas do complexo de favelas da Maré, sempre estudei em escola pública e no contra turno participava de diversos projetos sociais que aconteciam na comunidade, capoeira, hip hop, futebol, canto coral, foram vários e várias arte educadores que passaram pela minha vida e me ajudaram a sonhar com um mundo melhor. Depois de um tempo formado e vivendo exclusivamente para a prática, ensino e pesquisa da Capoeira decidi que era hora de devolver para a comunidade e para as crianças minha experiência e estudo sobre capoeira e cultura popular.

O complexo da maré é um lugar de muita potência, mas infelizmente sofre com a dominação de grupos civis armados de facções diferentes de forma que se estabelecem fronteiras invisíveis mais impenetráveis que grandes muralhas de concreto. Eu cresci em um dos lados dessa fronteira e aprendi a não gostar das crianças que nasceram do outro lado, até que meu professor de capoeira em um projeto social dava aulas para as crianças dos dois lados e quando me relacionei com outras crianças eu percebi meus pré conceitos e então fiz grandes amigos.

Pensando em como nossas crianças têm suas potencialidades diminuídas por essa violência eu criei o projeto MARÉ DE CAPOEIRA que oferece aulas gratuitas de Capoeira e cultura popular para crianças e jovens na Lona cultural Herbert Vianna que fica localizada exatamente nessa fronteira invisível, e lá é um espaço onde as crianças de favelas diferentes podem conversar, brincar juntos e desenvolver amizades e suas potencialidades.

O objetivo do projeto Maré de Capoeira é estabelecer um ambiente seguro para a expansão de potencialidades usando a capoeira como tecnologia social para a redução das consequências da violência urbana.
Carlos Marra - Conselheiro Tutelar
Carlos Marra - Conselheiro Tutelar

O Maré de Capoeira é um Projeto Social, que traz em suas vertentes o desejo do saber e compartilhar. Em 2019 Conheci o Lucas, Mestre, educador, um entusiasta da arte e cultura. Começava então alí a parceria entre esse lindo e potente projeto e a Lona da Maré. Percebemos e vivenciamos as mudanças de comportamento, disciplina e desejo pela história da capoeira plantado como uma semente em cada coração que participa do Projeto.

PROCESSO

Distribuir alegria e sorrisos!

Capoeira Infantil
AMIZADES

Parcerias